HOME / NOTÍCIAS / NOTÍCIA

12 maio / 2020

ACV agradece apoio aos três dias de comércio aberto

Lojistas atenderam medidas indicadas pela OMS e comemoraram novo fôlego para os negócios

A Associação Comercial de Votuporanga – ACV analisa como positiva a abertura do comércio nos últimos dias 7, 8 e 9 de maio. Lojistas de determinados segmentos foram autorizados a receber os clientes presencialmente, após Decreto Municipal publicado pelo prefeito João Dado em consonância aos pedidos da Diretoria da entidade. A medida contou ainda com empresários da cidade.

 

O presidente agradeceu ao poder público. “Venho agradecer a atenção dada aos pedidos feitos pela ACV junto ao Prefeito João Dado, que se mostra solidário ao comércio. A Associação não parou um instante para encontrar alternativas que consigam aliar o cuidado com a saúde e também a manutenção dos negócios, já que são as pequenas empresas que serão responsáveis por contribuir na retomada da economia, no pós-pandemia”.

 

Na cidade, as lojas estavam fechadas desde o dia 22 de março e a reabertura temporária permitiu que consumidores efetuassem suas compras de agasalhos e enxoval para a frente fria, além de presentes para o Dia das Mães. “Mesmo tendo sido apenas três dias, foi importante para dar um fôlego aos comerciantes. Percebemos a preocupação de todos com a obediência das normas de segurança, como o uso de máscaras e a oferta de álcool em gel”, destaca o Presidente da ACV, Valdeci Merlotti.

 

Atendendo às recomendações da Organização Mundial da Saúde – OMS e destacadas no Decreto Municipal de nº 12.316, as lojas deviam autorizar apenas entrada de pessoas com máscara facial, disponibilizar álcool em gel 70% para higienização das mãos, além das equipes também respeitarem as normas de prevenção e combate ao Covid-19.

 

Outras exigências também foram atendidas, como controle de espaçamento em filas, quando existiram, entre outras. “Nossos lojistas tomaram todos os cuidados necessários. No sábado (9/5), o horário de atendimento foi estendido para evitar aglomeração de pessoas no período da manhã. Foi muito positivo e acredito que um exemplo para liberações posteriores”, destacou Merlotti.

 

A determinação de abertura nos três dias considerou que o município se encontra em plena capacidade de atendimento de sua população, por sua rede de saúde, com 19 equipamentos respiradores destinados ao tratamento de casos graves de Covid-19 em UTIs dos hospitais do Município. Também foi considerada a condição positiva de Votuporanga nos índices de isolamento social, que estava acima de 50% no período de 21 de março de 2020 até 06 de maio de 2020.

 

Como fica o comércio

 

A partir desta segunda-feira (11/5), as lojas seguem autorizadas a atender aos consumidores para recebimento de carnês e boletos. Essa liberação atende ao decreto municipal nº 12.262 e também prevê que os comerciantes sigam as medidas de prevenção e cautela visando a não propagação decorrente do novo Coronavírus (Covid-19).

 

Na cidade, também estão permitidas as vendas online, drive thru e delivery. A ACV possui um canal de divulgação e apoio aos associados que disponibilizam o serviço aos consumidores e se tornou uma ferramenta estratégica neste período de pandemia. Confira a relação de lojistas em www.acvnet.com.br/delivery