HOME / NOTÍCIAS / NOTÍCIA

04 novembro / 2011

Associação participa do Congresso

Associação Comercial participa do 12º Congresso da Facesp

Asociação Comercial participou do 12º Congresso da FACESP

Na avaliação do presidente da Associação Comercial de Votuporanga, Marcos Gerólamo Aureliano, participar do 12º Congresso da FACESP – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo valeu a pena.

No seu entendimento, encontros dessa natureza possibilitam aos participantes a possibilidade de amealhar novos e importantes conhecimentos, transmitidos por especialistas de várias áreas e sempre com o propósito de melhorar as atividades dos comerciantes, tanto assim que foi adotado como um dos lemas deste ano, por demais inspirativo: “Fazer a diferença está em nossas mãos”.

O Congresso, realizado na cidade de Santos entre 26 e 28 de outubro, reuniu mais de 1,1 mil participantes e foi desenvolvido com inteiro sucesso.

No último dia dos trabalhos, por exemplo, o coordenador Estadual de Produtos e Serviços, Giovanni Guerra, abriu o painel falando sobre as Associações Comerciais de hoje e de amanhã. Apresentou também benefícios do cartão ACCredito e falou sobre o lançamento do cartão de crédito ACCredito Private Label no final de 2012. “Por meio de nossos produtos e serviços podemos trazer novos associados para o sistema da federação”, conclui ele.

Para fechar a plenária, o coordenador estadual de Desenvolvimento de Filiadas e Projetos, Nelson Andujar, apontou os desafios das associações comerciais e falou também sobre o Empreender Competitivo.

Na opinião do presidente da Associação, muitos pontos se destacaram durante a série de palestras e ele acabou fazendo a anotação de alguns tópicos que considerou interessantíssimos, uma espécie de guia para o empresário do comércio, como a importância de “sorrir sempre ao cliente”, lembrando que “ele é o maior valor que temos nos nossos negócios”.

Uma outra frase que leva à reflexão, segundo Aureliano, é a que expressa um sentimento que tem que ser observado com carinho: “Muito melhor manter clientes do que conquistar novos”. Ou, então, uma lição como a de que “as reclamações é que fazem o negócio inovar e crescer”.

Aureliano extraiu do discurso do vice-governador Guilherme Afif, que proferiu a palestra magna do Congresso, uma citação que merece ser citada pelo seu lado pitoresco, mas verdadeiro: “Deus criou o céu e a terra e a China está criando o resto”, disse.

A Associação Comercial esteve representada no evento pelo seu presidente, Marcos Gerólamo Aureliano, o diretor Márcio Henrique Ramalho Mata e o gerente geral Vanderlei Junqueira.